TERRAPLANAGEM

WS Almeida Locações

serviços de terraplanagem
terraplanagem em sorocaba
terraplanagem ou terraplenagem

Nem sempre os terrenos possuem as características necessárias para a construção de um projeto. Isso acontece devido às irregularidades do solo. Nesses casos, é muito comum realizar processos como terraplanagem para que a terra fique nivelada, gerando condições para que o local seja trabalhado. Desse modo, o local fica apto para construções, estradas, barragens e tantos outros tipos de obras.

O que oferecemos?

Aterro
Desaterro
Nivelamento
Compactação de solo
Serviços de terraplanagem no geral

Como funciona a terraplanagem?

Cada local possui características topográficas únicas, demandando adequações específicas. Onde há excesso de terra, é preciso realizar obras de terraplanagem para retirá-las, como a escavação e remoção. Em locais onde há pouca terra, é utilizado o aterro através dos caminhões basculantes, por exemplo.

É preciso saber quais as cotas e níveis do terreno onde a obra será executada. Dependendo dos níveis, será preciso fazer um levantamento topográfico. O ideal é que o nível do terreno esteja o mais próximo da região, avaliando até mesmo o tipo de terra da do local.

Após um estudo, verificaremos qual processo será utilizado para viabilizar o nivelamento do terreno. De modo geral, esse serviço de terraplanagem consiste em um conjunto de cinco etapas: escavação, carregamento, transporte, espalhamento e compactação de terra.

Vantagens da Terraplenagem da WS Almeida Locações

Análise do local
Equipe de profissionais treinada
Equipamentos modernos e confiáveis
Terreno limpo, pronto para ser utilizado

Terraplanagem ou terraplenagem?

Os dois termos estão corretos, a diferença é que terraplenagem se tornou mais comum, enquanto terraplenagem é o termo utilizado por técnicos e profissionais que realizam o serviço. Entretanto, as duas palavras têm como sinônimos o nivelamento de terra.

Terraplenagem ou terraplanagem é uma técnica construtiva que visa aplainar e aterrar um terreno. “Terrapleno”, literalmente, significa “terra cheia, cheio de terra”. Geralmente esta movimentação de solo tem o objetivo de atender a um projeto topográfico, como barragens, edifícios, aeroportos, açudes, entre outros projetos.

História
Os primeiros registros do uso de terraplenagem são as construções de canais de irrigação, pirâmides, aquedutos, estradas, das civilizações egípcias, romanas e babilônicas.

Com a chegada da máquina a vapor na Revolução industrial, iniciou os primeiros usos de máquinas para terraplanagem.

Veja mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Terraplenagem